quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Secretária apresenta CIL para representantes de unidades municipais de educação

Marianne Pinotti se reuniu com diretores, assistentes e coordenadores pedagógicos de escolas e unidades da Prefeitura que atendem alunos surdos e com deficiência auditiva para explicar o funcionamento da CIL Imagem do post A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, apresentou nesta segunda-feira, 16 de novembro, o funcionamento da Central de Interpretação de Libras, a CIL de São Paulo, para diversos representantes de unidades educacionais da Prefeitura. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação – SME e teve como principal objetivo divulgar todas as modalidades de atendimento da CIL a um grupo de pessoas que coordena ações educacionais do município e com capacidade operacional para replicar as informações aos alunos surdos e com deficiência auditiva da rede, incluindo familiares e comunidade. “Assim que aceitei o convite do prefeito Haddad para assumir a Secretaria da Pessoa com Deficiência, assumi a missão de tirar do papel a Central de Libras. Trabalhamos muito durante dois anos para encontrar a melhor tecnologia para atender uma demanda potencial de 120 mil pessoas com deficiência auditiva e surdas da cidade de São Paulo”, comentou a secretária Marianne. Estiveram presentes na reunião, coordenadores dos CEFAI (Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão), professores de apoio e acompanhamento à inclusão, coordenadores pedagógicos, diretores e assistentes das seis Escolas Municipais de Educação Bilingue para Surdos (EMEBS), das duas unidades polo, e da Escola Municipal de Educação Fundamental e Médio (EMEFM) Vereador Antonio Sampaio, equipe de DOT (Diretoria de Orientação Técnica), além da coordenadora do Núcleo de Educação Especial da SME, Renata Garcia, da assessora professora Cristina Lacerda (UFSCAR), e a professora Lilian Nascimento (UNICAMP). Renata Garcia salientou a importância de todos terem ciência de mais este serviço da Prefeitura, que passa a ser fundamental para que os alunos surdos e com deficiência auditiva acessem os serviços públicos na cidade. “Acredito também que, com o contato direto que vocês têm com os alunos e suas famílias, provocarão novas situações para o atendimento da CIL”, completou Renata. Sobre a CIL Lançada em setembro de 2015, a Central de Interpretação de Libras – CIL é um serviço gerenciado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para realizar a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. São três as formas de atendimento: In Loco - Quando o usuário solicita que um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou guia-intérprete - se for uma pessoa surdocega - se desloque até o serviço público em que precise de atendimento. Presencial - O solicitante se dirige até a CIL para que um intérprete o auxilie, por exemplo, em uma ligação telefônica que precise ser feita para um órgão. Atendimento Virtual (em implementação) - Por meio de um aplicativo instalado em um smartphone, um tablet ou um computador com acesso à internet, qualquer pessoa poderá fazer uso de mediação da CIL para reportar uma emergência médica, falar com um serviço público, ou mesmo para se comunicar com outra pessoa usuária de Libras de forma direta. As solicitações e agendamentos poderão ser feitos, neste primeiro momento, pessoalmente ou por telefone, email e Whatsapp: Telefones : data/call_skype_logo (11) 3913-4097 / 4095 / 4092 e-mail : agendamentos.cil.sp@prefeitura.sp.gov.br Whatsapp : data/call_skype_logo (11) 950-886-540 fonte: s m p e d

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