quinta-feira, 13 de julho de 2017

Usuários de transporte especial para deficientes físicos reclamam do atraso do serviço em Vitória

Serviço é oferecido pela Prefeitura de Vitória, para levar deficientes físicos a consultas médicas.
Por Eliana Gorritti, TV Gazeta
Usuários do Transporte Porta a Porta, oferecido pela Prefeitura de Vitória, para levar deficientes físicos a consultas médicas, reclamam do atraso das

vans e ônibus do serviço. Alguns contaram que chegaram a cancelar tratamentos, por causa de problemas relacionados ao transporte.

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória explicou que o serviço Porta a Porta atende a 97% das viagens. Destacou que muitas

pessoas desistem da viagem e não avisam, o que prejudica o serviço.

Segundo a mãe de Rafael, usuário do programa, os problemas de atraso são recorrentes. “Eu cancelei o tratamento do meu filho, de acupuntura, porque ele

ia uma semana, faltava duas, três. Então, se não tem continuidade no tratamento, não adianta fazer”, disse a decoradora Tereza Cristina Machado.

A cuidadora que acompanha Rafael, Joyce Ribeiro, confirmou o problema. “Às vezes, demora a chegar. A gente desce 10h30 e eles vêm nos buscar 10h45. Já

vieram buscar a gente às 11h. Já perdemos compromisso por causa disso”, destacou.

Tereza Cristina contou que, apesar dos problemas motores, foi o próprio Rafael quem baixou o aplicativo da TV Gazeta, para fazer a reclamação. “Pediu para

que a gente redigisse um texto para mandar para a TV Gazeta”, disse ela.

José Amaro é quem, há quatro meses, dirige um dos veículos do serviço. Além de conduzir, ele ainda ajuda os passageiros a subir e descer da van. “Tem que

ter mais cuidado do que o motorista de ônibus normal. Isso aqui exige mais atenção”, falou.

Em relação aos atrasos, o motorista explicou que, às vezes, eles acontecem por conta do trânsito. “Às vezes, é quando tem o problema de trânsito, aí acaba

atrasando. Ou a gente não consegue chegar no endereço a tempo, mas a gente sempre vai, sempre cumpre a programação”

A Prefeitura de Vitória destacou que, em 2016, o serviço realizou 17 mil viagens agendadas. Neste ano, de janeiro a maio, o serviço já fez 5.442 atendimentos.

Disse ainda que possui 98% de toda a frota adaptada para cadeirantes, com elevador, espaço para cadeira de rodas e cinto de segurança.

“É um serviço maravilhoso, que muitas cidades grandes não têm e a gente tem que apelar para táxi especial, essas coisas, o que fica muito caro. Mas aqui

tem e eu acho que tinha que dar um pouquinho mais de atenção a esse serviço, porque tem muita gente precisando”, declarou Tereza Cristina.

Cadastro

Para utilizar o serviço, o usuário deve ser cadastrado pela Setran, que emite uma credencial, com a qual é feito o agendamendo das viagens por meio do

Fala Vitória 156. As solicitações de transporte devem ser feitas com antecedência mínima de três dias para que os roteiros possam ser previamente programados.


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