segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Microsoft cria ferramenta de realidade virtual para deficientes visuais

POR
CAMILLA CáSSIA DA SILVA
EM
A
realidade virtual
(RV) tem sido usada para diversos objetivos, como para o desenvolvimento de videogames mais imersivos. Porém, a
Microsoft
resolveu explorar outras possibilidades que essa tecnologia tem a oferecer, por meio do Canetroller. A ferramenta foi criada especialmente para deficientes


visuais, funcionando como uma espécie de bengala branca tátil adaptada para RV.

Esse último objeto é usado a fim de facilitar a mobilidade desse público em áreas internas e externas. Logo, a ideia é que o Canetroller possa simular


em ambiente virtual as situações mais próximas possíveis do mundo real.

Com isso, esses usuários poderão treinar suas habilidades durante o uso da bengala branca, caminhando, por exemplo, com mais segurança em locais diversos.


Para produzir o Canetroller, a Microsoft inicialmente realizou um estudo que teve a colaboração de instrutores de orientação e mobilidade e deficientes


visuais adultos, de ambos os sexos, com idades entre 25 e 40 anos. Estes últimos responderam a um questionário, enquanto o grupo de profissionais passou


por uma entrevista. Nos dois casos, as perguntas abordavam temas relacionados ao uso de RV e da bengala branca, porém com focos diferentes.

A partir das informações obtidas, foi possível criar a ferramenta, que conta com o headset Vive, sistema adaptado de realidade virtual da
HTC.
Assim, a equipe da companhia conseguiu que o dispositivo reproduzisse um mapa mental detalhado para o espaço virtual, incluindo ambientações internas e


externas.

Sua eficácia foi testada por um grupo de nove deficientes visuais, com faixa etária entre 25 e 63 anos de ambos os sexos. O Canetroller foi projetado de


modo que eles pudessem escutar comentários/direcionamentos em áudio, por meio de fones de ouvidos.

O Canetroller também conta com os seguintes recursos
Lista de 3 itens
• sistema de trava, que é ativado quando ele tocar em algum objeto, como uma parede;
• simulador que vibra quando ele atinge um objeto ou é deslizado sobre algum lugar;
• retorno auditivo, capaz de reproduzir sons do mundo real.
fim da lista

De acordo com a
Microsoft,
os resultados finais apontaram que oito pessoas conseguiram navegar em ambiente interno, e seis delas completaram a tarefa de se locomover em espaço interno


sem problemas. Assim, a empresa deseja que o estudo realizado possa inspirar outros pesquisadores e designers a criar tecnologias de realidade virtual


que apresentem soluções cada vez mais inclusivas.

fonte tecmundo

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