segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Telefone do Serviço Atende passa a funcionar aos fins de semana e feriados 

O atendimento, que é gratuito, será ampliado a partir do dia 19

Os usuários do Serviço de Atendimento Especial (Atende) poderão ligar
para agendamentos também nos fins de semana e feriados. A Central de
Atendimento
funciona das 5h às 23h. Atualmente, a ligação só é recebida de segunda a
sexta-feira.

O objetivo da medida é dar maior rapidez e apoio aos cidadãos, segundo a
SPTrans. Pelo telefone, é possível agendar viagens eventuais ou cancelar
aquelas
já previstas em horário estendido. “Para muitas pessoas com deficiência,
o Atende é o único meio de transporte que assegura seu direito de ir e
vir. Por
isso queremos aprimorar cada vez mais esse serviço”, afirma o secretário
da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Van do serviço Atende

Pela Central, além de agendar ou cancelar viagens, é possível informar
atrasos de veículos, pedir autorização para transportar equipamento
extra e tirar
dúvidas. São recebidas, em média, 15 mil ligações por mês. Os telefones
para contato são: 0800-155-234 e 3124-2600, respectivamente para
ligações de telefone
fixo e de celular.
O serviço

O Atende é um serviço de transporte gratuito oferecido para pessoas com
deficiência pela Prefeitura do Município de São Paulo, gerenciado pela
São Paulo
Transporte S.A, operado pelas empresas de transporte coletivo e
cooperativas de táxis acessíveis. Ele funciona todos os dias, exceto aos
feriados, das
7h às 20h.

O serviço é destinado exclusivamente às pessoas com deficiência física,
autismo ou surdocegueira, que não possuem condições para se locomoverem
sozinhas.
Os beneficiários têm o direito de realizar seis viagens regulares ao
longo da semana (conforme a programação informada previamente em um dos
postos de
atendimento da SPTrans) e uma viagem por mês para comparecer a qualquer
tipo de consulta médica, que deve ser agendada com 20 dias de antecedência.

A viagem é concluída quando a pessoa é levada de seu local de origem até
o destino e depois retorna ao ponto de partida. Além disso, instituições
podem
usar o transporte aos fins de semana para passeios. Nesse caso, o pedido
deve ser feito, no mínimo, dez dias antes do evento.

O artigo 46 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura às pessoas com
deficiência o direito ao transporte e à mobilidade. Ela determina a
eliminação
de todas as barreiras que impeçam o seu exercício.

Quem deseja utilizar o Atende deve se cadastrar previamente no serviço.
Para isso, é necessário retirar a Ficha de Avaliação Médica pelo site (
http://www.sptrans.com.br/pdf/bilhete_unico/FAM.pdf)
ou em um dos postos de atendimento da SPTrans e entregá-la preenchida
por um médico junto com CPF, RG, ou certidão de nascimento, se for menor
de idade,
e comprovante de residência (original e cópia). Na ocasião, a pessoa
também poderá informar a programação de viagens regulares.

Central de Atendimento do Serviço Atende

Telefone: 0800-155 234 (para ligar via telefone fixo) / 3124-2600 (para
ligar via celular)
Data: todos os dias, inclusive aos fins de semana e feriados
Horário: 5h às 23h

fonte s m p e d

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