quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Deficiente auditivo tem perícia para gratuidade em ônibus marcada para outubro de 2018

Mãe denuncia demora no atendimento do VEM Livre Acesso. Consórcio prometeu reagendar para 2017 casos marcados para 2018 e 2019.
Por Larissa Pereira e Camila Torres, TV Globo
Maria Emília Nascimento é mãe de um deficiente auditivo, de 30 anos. No vídeo enviado para o WhatsApp da TV Globo ela denuncia que o filho teve a gratuidade

no serviço do cartão VEM negada até outubro de 2018. Segundo ela, a demora para a consulta de aprovação do direito se dá pela pouca quantidade de peritos

do Grande Recife Consórcio de Transporte. (Veja vídeo acima)

“Ficou faltando um laudo médico no ato do cadastramento do meu filho e, quando fui levar esse laudo na semana passada, fui informada que ele teria que

passar por um perito no dia 26 de outubro de 2018. Está sendo negada a gratuidade. Ele está passando por constrangimento dentro dos coletivos. Essa situação

vai se estender até 2018”, reclama.

Ao questionar a demora no atendimento, o Grande Recife Consórcio de Transporte teria dito que só há um perito para realizar todas as consultas e avaliar

os usuários. “Se eles só têm um perito para atender milhares de pessoas, por que eles não garantem a gratuidade nesse período de espera?”, pergunta.

Para o gerente de relacionamento do órgão, Marcos Petrônio, a data marcada para o filho de Maria Emília acontece porque o pedido não foi feito durante

o mutirão do Grande Recife entre novembro de 2016 a maio de 2017. Quem não participou teve o atendimento agendado para 2018 ou 2019.

“Muitas pessoas deixaram para ir de última hora, não compareceram a esse grande mutirão, que tinha capacidade de atender 800 pessoas por dia. Essas pessoas

foram encaminhadas para o posto da Rua da Soledade [área central do Recife], mas esse posto não tem uma grande capacidade”, explica.

Contudo, ele garante que o Grande Recife modificou a metodologia e a logística dos atendimentos após tantos casos como este. “Estamos quase triplicando

a capacidade do atendimento. Com isso, todas as pessoas que estão marcadas para 2018 e 2019 serão atendidas em 2017. O Grande Recife entrará em contato

com essas pessoas para remarcar um novo dia”, promete.

Conciliação

A Defensoria Pública do Estado está fazendo mutirões de conciliação para diminuir a demora nos atendimentos. De acordo com o defensor público geral do

estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto, será um mutirão por semana por conta da grande demanda de casos. Para participar da ação, o interessado precisa agendar

o dia por meio do telefone 0800.081.0129.

“O objetivo é a mediação e conciliação com o Grande Recife. Estamos resolvendo essa situação da demora no atendimento da perícia com o Grande Recife, que

tem uma sensibilidade muito importante para resolver essa situação. Inclusive, trazendo peritos para a sede da Defensoria Pública com o objetivo de diminuir

o sofrimento dessa população que precisa do serviço gratuito de transporte”, pontuou.
fonte g1

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