quarta-feira, 9 de setembro de 2015
Conta de água em braille está disponível para usuários com deficiência
visual (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) deu um passo rumo a
acessibilidade nesta quinta-feira (3). A empresa lançou a conta de água
em braille
para pessoas com deficiência visual. A medida, que é obrigatória de
acordo com a Lei 886/2013, ainda não foi adotada pelas companhias de
energia elétrica
do estado, que também são obrigadas a cumprir a norma.
O presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Roraima
(Adivir), Valdecir Rodrigues de Andrade, afirmou que a ação é importante
para dar
independência aos mais de 18 mil deficientes visuais que residem em Roraima.
"Hoje nós temos muitos meios de independência com os computadores e
smartphones, mas é muito triste você receber uma correspondência e ter
que pedir para
alguém abrir para você. A tecnologia é um grande aliado à pessoa com
deficiência, mas o braille é necessário. Isso faz a gente se sentir
melhor. Eu posso
pegar a minha conta e ler", declarou Andrade.
De acordo com o presidente da Caer, Danque Esbell, para receber a conta
em braille em casa, o usuário deve fazer um cadastro na companhia. O
consumidor
não terá nenhum custo adicional pelo serviço.
Esbell afirmou ainda que a empresa teve que fazer alterações no sistema
comercial, treinamento de pessoal e adquirir uma impressora para as
novas contas.
Segundo ele, cada impressora em braille chega a custar R$ 500 mil.
Medida dará mais independência a deficientes (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
Medida dará mais independência a deficientes
(Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
Companhias de energia também são obrigadas
Autor da Lei 886/2013 o deputado estadual Brito Bezerra (PP) afirmou que
a norma também obriga as empresas de telefone e energia a fornecer as
contas em
braille. Segundo ele, o descumprimento da medida deveria gerar uma
multa. Ainda de acordo com a norma, tal penalidade seria regulamentada
pelo poder executivo.
O parlamentar informou que as companhias de telefone já atendem à norma,
mas as empresas de energia não. "Quando eu fui procurado pela Adevir, os
representantes
falaram que, por vezes, as pessoas os enganam quando falam o valor da
fatura e, tendo esse dado escrito em braille, os deficientes podem saber
o valor
real da conta".
Por telefone, a assessoria de comunicação da Eletrobras informou que a
empresa não adotou a medida, pois nunca um usuário solicitou a conta em
braile,
"então a demanda não existe".
O G1 entrou em contato com o governo de Roraima para ouvir a posição da
Companhia Energética de Roraima (Cerr) sobre o caso e aguarda retorno.
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