terça-feira, 30 de maio de 2017

Projeto “The Hacker Spot”, substitui os códigos dos banners por mensagens informativas sobre cursos, leis e dicas para pessoas com deficiência visual

Projeto “The Hacker Spot”, substitui os códigos dos banners por mensagens informativas sobre cursos, leis e dicas para pessoas com deficiência visual

Para navegar na internet, pessoas com deficiência visual utilizam o leitor de tela. Esse recurso lê cada item das páginas para o usuário. Entretanto nem

todo conteúdo é acessível para esse público como, por exemplo, os banners, que são lidos por códigos formados por diversas letras aleatórias. Pensando

em estimular o cumprimento da lei nº 13.146/2015, que determina que os recursos de acessibilidade sejam obrigatórios em qualquer canal virtual  e demonstrar

a importância da inclusão social, a Lew’LaraTBWA, em parceria com a Fundação Dorina Nowill, criou o projeto The Hacker Spot.

Com o objetivo de tornar todo o conteúdo acessível e inclusivo, desde março a agência inseriu na linguagem de programação dos banners de diversos anunciantes,

spots informativos que trazem notícias sobre cursos, leis, dicas, eventos e experiências motivacionais.

“É muito gratificante poder trabalhar com a Fundação Dorina Nowill. O Hacker Spot transformou os banners em spots de rádio. E isso deixou a vida de pessoas

com deficiência visual melhor e criou um canal inteiramente novo com esse público. Engraçado o rádio hackear a internet, né?”, comenta Felipe Luchi, CCO

e sócio da Lew’Lara\TBWA.

Em parceria com a empresa de adserver “Predicta”, os textos das campanhas foram aplicados sobre os códigos dos banners. Assim, o leitor de telas deixou

de ler uma série de letras aleatórias e passou a transmitir mensagens, como: “Olá, esse é o espaço da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Para contribuir

com a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência visual proporcionamos programas e cursos de reabilitação, educação especial, empregabilidade e acesso

à informação. Pressione enter para acessar nosso site e saber mais.”

Ao final do spot escutado no banner, os usuários podem apertar a tecla “enter” e se direcionar para o site da fundação, que também é acessível e contém

informações úteis sobre a deficiência visual para pessoas cegas e com baixa visão. Para saber mais acesse
fundacaodorina.org.br

Quem quiser participar da campanha e tornar o banner do seu próprio site acessível, utilizando inclusive os spots da Fundação Dorina Nowill, basta acessar

thehackerspot.com.br
 e seguir o tutorial. O portal, que também é inclusivo, ainda traz depoimentos de todas as pessoas que participaram da campanha.

Fonte: Inteligemcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário