quinta-feira, 2 de julho de 2015
Aplicativo facilita serviço de táxi para pessoas com deficiência
Um novo aplicativo foi lançado na manhã desta quarta-feira (1), na Prefeitura de Curitiba, para facilitar o pedido de táxi por pessoas com deficiência.
Desenvolvido pela Associação das Centrais de Rádios Táxis (Acert) de Curitiba, em parceria com a Prefeitura, o aplicativo Central Táxi Curitiba irá agilizar
a localização de um dos 20 táxis compartilhados que fazem parte da nova frota de Curitiba. O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente pelas plataformas
Android e Apple (IOS).
Além de facilitar o chamamento específico do táxi compartilhado, a ferramenta permite que taxistas e usuários se comuniquem para indicar onde estão e em
quanto tempo se encontram. Ainda tem uma calculadora que oferece verificar quanto irá custar a viagem.
Esta é mais uma medida para melhorar o atendimento do serviço de táxi da cidade. Desde o início da atual gestão, a melhoria do atendimento foi garantida
com a abertura de licitação para novos veículos, a inclusão de carros compartilhados adaptados para transportar pessoas com deficiência, além da abertura
de dados da Urbs que incentivam o desenvolvimento de aplicativos, chancelados pela Prefeitura, e que facilitam a vida de usuários. LEIA MAIS AQUI
O prefeito Gustavo Fruet participou do lançamento do aplicativo e falou da importância dos diversos programas geridos pela Secretaria da Pessoa com Deficiência,
como o Acesso – um ônibus que pega e leva pessoas para consultas médicas e fisioterapêuticas – e as medidas tomadas por diversas secretarias para garantir
a inclusão de todos os cidadãos ao serviços.
Também falou sobre a importância dos taxistas para a cidade. “Estamos gradativamente resolvendo os problemas do serviço de táxi e hoje temos seguramente
um dos melhores serviços entre todas as capitais brasileiras. E só temos a agradecer ao taxistas: são vocês que estão na linha de frente da cidade, atendendo
aos nossos moradores e também levando a boa imagem da cidade para turistas do Brasil e do mundo”, disse.
Fruet ainda lembrou que a Urbs vem abrindo seus dados, garantindo o desenvolvimento de tecnologia por parte de estudantes e empresas. "Curitiba é a primeira
capital a abrir todos os dados do serviço de transporte e isso é importante para que o cidadão acesse aplicativos chancelados pela Prefeitura, o que dá
mais segurança para a população e também garante que não haja abuso na cobrança de tarifas", disse
Diálogo
A proposta do aplicativo é resultado de um diálogo entre a Urbs e Secretaria da Pessoa com Deficiência com a Acert. "Esse aplicativo é uma conquista para
facilitar o atendimento, principalmente à pessoa com deficiência. A gestão do prefeito Gustavo Fruet aproxima cada vez mais a Prefeitura dos serviços e
atendimentos que atuam na política de inclusão da pessoa com deficiência", disse a secretária da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência,
Mirella Prosdócimo.
De acordo com o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior, desde o início do processo de licitação, a Secretaria da Pessoa com Deficiência se
envolveu para garantir facilidades no atendimento. “Temos que ressaltar o empenho desta parceria e relembrar que a licitação para os táxis compartilhados
foi um passo significativo para o taxista, que faz um atendimento importante e é peça fundamental na transformação do sistema de táxi”, disse Silva Junior.
De acordo com o presidente da Acert, o momento é de divulgar para a população de Curitiba este novo canal que possibilita, por meio do smartphone, localizar
no app o ícone para usuário de cadeira de rodas e, após o pedido, acompanhar de maneira online com o taxista irá atendê-lo.
“Vale destacar o mérito da Prefeitura para que fosse desenvolvido junto ao App da Central Táxi esse ícone para o cadeirante. Todas as centrais estarão
aptas a receber chamadas, realizar a pesquisa de busca e em pouco tempo o usuário já saberá qual táxi irá atendê-lo”, disse o presidente da Associação,
Julcimar F. Zambon.
Os desenvolvedores e a Central Táxi dizem que o aplicativo com essa ferramenta para pessoas com deficiência é inédito no Brasil. “Criamos uma ferramenta
que permite o taxista estar logado em estado de livre, ocupado e ainda aceitar chamadas pendentes. Taxista e usuário terão contato direto e online, assim
que a Central localizar o veículo mais próximo e acionar o táxi", destaca Amauri Luis Mocki Junior, diretor da empresa Lithus Sistemas Eletrônicos.
Antonio Zanette Lopes, um dos motoristas que atua com o táxi compartilhado, disse que a ferramenta vai facilitar o trabalho dele também. “A grande diferença
é que antes o cliente não sabia onde encontrar os táxis compartilhados e tinha dificuldade de nos chamar. Agora, com o aplicativo, mantemos um contato
online com o cliente assim que recebemos a chamada”, disse Lopes.
Participaram do evento os vereadores Jairo Marcelino e Felipe Braga Cortes; o diretor da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, secretários
e administradores regionais.
Como funciona
• Qualquer pessoa poderá fazer o chamado do seu smartphone ou no site da Central Táxi –
www.appcentral.taxi.br.
Basta fazer um cadastro simples e navegar.
Sempre que pedir um táxi, o usuário poderá entrar em contato com o taxista por chat ou por telefone.
• O Aplicativo Central Táxi oferece uma calculadora de tarifa. Basta informar a origem e o destino.
• O aplicativo oferece as opções de solicitar táxis que aceitam pagamentos em dinheiro, voucher, cartão de crédito ou débito, e também o sistema e-Voucher.
• É possível ainda adicionar endereços aos favoritos. O usuário pode salvar nos favoritos o endereço de casa e do trabalho, da casa dos amigos e familiares,
facilitando na hora de pedir o táxi para visitá-los.
• Para facilitar o atendimento para pessoas de idade ou que não possuem smartphones e acesso à internet, a população poderá contar com a central telefônica
da Central Táxi, tanto para chamadas, quanto para queixas e reclamações, contando com o pronto atendimento da equipe, 24 horas por dia.
• Na região central a busca pelo táxi mais próximo inicia com 300 metros e vai ampliando para 500 e 1000 metros. Nos bairros, a busca inicia com 500 metros
e ampliando para 1.000 metros até localizar.
Saiba mais em:
www.appcentral.taxi.br
fonte:bem paraná
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