terça-feira, 9 de outubro de 2018

Subprefeitura do Butantã recebe posto de atendimento presencial da Central de Intermediação em Libras

A pasta será a primeira subprefeitura a recebe a tecnologia que faz a intermediação entre munícipes surdos e serviços públicos
A Subprefeitura do Butantã recebeu nesta sexta-feira (5) um Posto de Atendimento Presencial (PAP) da Central de Intermediação em Libras (CIL) na praça

de atendimento ao munícipe.

A CIL, administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), é um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada,

que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos. Com a instalação do sistema, a subprefeitura do Butantã será a

primeira a receber a tecnologia que atende o público surdo e com deficiência auditiva com interpretação em tempo real.

De abril a setembro de 2018, a CIL já realizou 3.120 atendimentos a munícipes com deficiência auditiva. Os temas de maiores solicitações são jurídico,

saúde e direitos humanos.

“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A Prefeitura de São Paulo tem um papel fundamental de garantir o cumprimento

dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, apresentando um projeto reformulado e com o apoio da comunidade surda”, explica o secretário municipal

da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Além do PAP, a Subprefeitura também receberá o segundo lote com 80 peças de Piso Tátil de Alerta. A entrega dos lotes para as 32 subprefeituras teve início

em 1º de outubro. A primeira contemplada foi a Subprefeitura da Sé . A orientação para aplicação dessa sinalização está a cargo dos arquitetos e engenheiros

da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED, com a supervisão da Secretaria Municipal de Subprefeituras. Com cada lote, podem

ser feitas cerca de 20 aplicações em rebaixamentos de guias e calçadas.
Confira as postos que já receberam a tecnologia:

• Defensoria Pública do Estado de São Paulo - Unidade Centro (Rua Boa Vista, 150)

• Defensoria Pública do Estado de São Paulo - Unidade Liberdade (Av. Liberdade, 32)

• Sede da Prefeitura de São Paulo (Viaduto do Chá, 15)

• Posto São Paulo Turismo – Unidade República (Praça da República, s/nº)

• Posto São Paulo Turismo – Unidade Terminal Rodoviário do Tietê (Av. Cruzeiro do Sul, 1800)

• Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Mariana (Rua Madre Cabrini, 99)

• Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ipiranga (Rua Taquarichim, 290)

• Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lapa (Rua Caio Graco, 421/423)

• Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Av. Inácio Monteiro, 6900)

• Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Limpo (Rua Teresa Mouco de Oliveira, 121)

• Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) (Rua Nascer do Sol, 529)
Sobre a Central de Intermediação em Libras

O serviço realiza a intermediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento em qualquer serviço público

instalado na cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Modalidades de Atendimento

Online - os munícipes com deficiência auditiva poderão fazer download do aplicativo “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android

ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.

Download Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.icom.smped.android

Download Site:
https://v3.icom-libras.com.br/w/smped/webview/
Presencial - De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. As solicitações e agendamentos poderão ser feitas pessoalmente ou por telefone

e WhatsApp pelo (11) 96470- 4414. Já o atendimento presencial e in loco são realizados das 9h às 17h pelo e-mail:
agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br
 ou
contatocil@prefeitura.sp.gov.br
fonte s m p e d

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