quarta-feira, 17 de abril de 2013

Empresa investe em cinema e literatura acessíveis

Investir em cultura e apostar na disseminação do conhecimento é uma marca da Chemtech. Desde a sua fundação, a empresa apoia iniciativas que promovem o desenvolvimento social. No Brasil, não faltam exemplos de localidades que precisam de um pouco mais de atenção na área cultural, inclusive em uma grande metrópole como o Rio de Janeiro. Pensando nisso, a Chemtech decidiu patrocinar o projeto Cine Literário, que estimula o acesso à leitura por meio do cinema e promove o acesso ao cinema por meio da leitura. O projeto vai instalar 80 Midiatecas em escolas públicas da zona norte do Rio de Janeiro para uso de estudantes e professores das escolas. Os kits de exibição contém LCD de 47in e DVD Player, 50 títulos de livros e filmes brasileiros, baseados nos livros que os originaram - todos duplicados, ou seja, 100 livros e 100 DVDs. Dez desses filmes serão objeto da Mostra Cine Literário, com exibições no Cinema Ponto Cine, seguidas de debates com os seus diretores e os escritores das respectivas obras que deram origem aos filmes. A zona norte da cidade tem nove cinemas atualmente - dentre os de rua e os de shopping -, a metade da quantidade da Zona Sul. Até 2005, com a criação do Ponto Cine, em Guadalupe, nenhuma das salas era dedicada a filmes de arte. No ano passado, a Prefeitura anunciou investimentos de R$ 26 milhões nos cinemas da zona norte, por intermédio da Rio Filmes, mas a iniciativa ainda está em fase de estudos. O Cinema Ponto Cine foi a primeira sala popular de cinema digital do Brasil e a primeira da América Latina a possuir um selo de carbono livre. Acessibilidade O projeto oferece ainda acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Vinte por cento dos filmes terão audiodescrição. O cinema de Guadalupe é dotado de rampa de acesso para cadeirantes e assentos especiais para obesos. Fonte: Chemtech - A Siemens Company

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