segunda-feira, 7 de maio de 2012

COMO DERRUBAR OS PRECONCEITOS DA INCLUSÃO? Os preconceitos em relação à inclusão poderão ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos por meio das ações de sensibilização da sociedade e, em seguida mediante a convivência na diversidade humana dentro das escolas inclusivas, das empresas inclusivas, dos programas de lazer inclusivo. Resultados já existem que comprovem a eficácia da educação inclusiva em melhorar os seguintes aspectos: comportamento da escola, no lar e na comunidade; resultados educacionais senso de cidadania, respeito mútuo, valorização das diferenças individuais e aceitação das contribuições pequenas e grandes de todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, dentro e fora das escolas inclusivas. QUAIS AS VANTAGENS DA INCLUSÃO PARA UM EDUCANDO SEM DEFICIÊNCIA ESTUDAR JUNTO COM UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA? O desenvolvimento da consciência de cidadania não pode restringir-se à questão de direitos e deveres das pessoas em geral, mas deve abranger as questões referentes aos grupos excluídos ou rejeitados pela sociedade. A escola, enquanto agente que educa crianças, jovens, adultos e idosos, precisa oferecer oportunidades para este tipo mais abrangente de formação de cidadãos. Mais do que isso, a escola precisa oferecer oportunidades de desenvolvimento de comportamento e atitudes baseados na diversidade humana e nas diferenças individuais dos seus alunos. Quando os educandos dos mais diferentes estilos estudam juntos, podem se beneficiar com os estímulos e modelos comportamentais uns com os outros. O ser humano necessita passar por esse tipo de experiência para se desenvolver integralmente. A convivência na diversidade humana pode enriquecer nossa existência desenvolvendo, em variados graus, os diversos tipos de inteligência que cada um de nós possui. O fato de cada pessoa interagir com tantas outras pessoas, todas diferentes entre si em termos de atributos pessoais, necessidades, potencialidades, habilidades, etc. é a base do desenvolvimento de todos para uma vida mais saudável, rica e feliz. O CONHECIDO “Q.I” – QUOCIENTE INTELECTUAL NÃO É MAIS SUFICIENTE PARA INDICAR ALGUÉM COM MAIS OU MENOS HABILIDADES INTELECTUAIS. POR QUE? O conceito de “Q.I” – quociente de inteligência partia do pressuposto de que o ser humano possuía dois tipos de inteligência a lógica e a verbal. Mas a partir de outras descobertas constataram que o ser humano possui várias habilidades cognitivas(teoria das inteligências múltiplas - Howard Gardner): inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal , inteligência lógica-matemática, inteligência espacial, inteligência corporal-cinestésica, inteligência verbal-linguística, inteligência musical, naturalista, pictórica e existencial. Consideramos o termo “inteligência emocional” (teoria da inteligência emocional – Daniel Goleman) como sendo as habilidades humanas essenciais como: empatia, sociabilidade, cooperação, autocontrole, capacidade de lidar com os afetos, e outras. Estão ligadas a inteligência intrapessoal e interpessoal. A importância da inteligência emocional para nossa vida está no fato de que as emoções estão diretamente ligadas nas habilidades cognitivas, podendo interferir de forma negativa ou positiva, estimulando ou inibindo os tipos de inteligência.

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