terça-feira, 15 de maio de 2012

ALGUMAS DICAS PARA O PROFESSOR QUE RECEBERÁ O ALUNO COM BAIXA VISÃO: 1) Converse com a classe sobre a presença da pessoa com baixa visão. Leve temas sobre desenvolvimento visual dos seres humanos e dos animais para serem debatidos na classe. 2) Apresente a pessoa ao grupo e encoraje-a a responder às perguntas que porventura surgirem. 3) Inclua a pessoa com baixa visão em todas as atividades (artes, ginástica, música…). Se houver necessidade de equipamentos especiais, devem ser adaptados a cada tarefa. 4) Todas as normas de disciplina aplicadas aos outros alunos devem ser aplicadas à pessoa com baixa visão. 5) Encoraje a pessoa com baixa visão a se locomover pela classe, na escola e no pátio, para que essa exploração forneça a ela informações preciosas sobre a escola. 6) Explique a rotina da classe. 7) Algumas tarefas que exigem percepção visual a longa distância devem ser verbalizadas para a pessoa. Ex: feições, placares, alvos, jogos de futebol, etc. 8) Providencie um canto no armário para acomodar o material que será necessário (cadernos com linhas mais grossas, foco de luz, livros com letras ampliadas…). 9) Afirme para a pessoa com baixa visão que ela poderá pedir ajuda quando necessitar. 10) Respeite o limite da pessoa e, se ela pedir auxílio, não o dê. Porém, se perceber que essa pessoa está deixando de fazer a tarefa por constrangimento, medo ou insegurança em pedir ajuda, converse com ela em particular e esclareça o papel do professor na classe. Se necessário, peça auxílio aos outros componentes da equipe escolar. 11) Caso haja debate na classe, mencione o nome de quem está falando. Às vezes, devido à distância, ela não conseguirá saber quem está falando e nem sempre o tom de voz é de fácil reconhecimento. 12) Algumas pessoas com visão muito baixa podem apresentar certos tiques, que chamamos de “maneirismos”. Por exemplo: balança o corpo ou colocar as mãos sobre os olhos. Esse tipo de comportamento deve ser desencorajado. O professor deve estimular a pessoa a não praticar essa ação. 13) Se houver uma janela na sala de aula, deixe que a pessoa que necessite de mais luz para ler e escrever sente-se próximo a ela. 14) Se necessário, providencie foco de luz para ajudar nas tarefas para perto. 15) Dependendo da doença ocular, a pessoa preferirá menos luz para executar suas tarefas. 16) Encorajar sempre o uso da visão residual. 17) Caso a pessoa não consiga copiar o que está no quadro negro: -Deixe-a chegar perto da lousa; -Reforce o uso de auxílio óptico; -Entregue cópia o que será colocado na lousa; -Permita que a pessoa grave a aula; -Dite vagarosamente as palavras que serão colocadas no quadro negro. -Permita que ela copie no caderno anotações do colega; -No computador, deixe a pessoa ampliar o corpo da letra tanto quanto for necessário; 18) Auxílios não ópticos também são: letras ampliadas, números ampliados, mapas escolares ampliados, figuras ampliadas e provas ampliadas. 19) Se houver necessidade, marcar reforço extra-classe para essa pessoa tirar as dúvidas fora do horário. 20) Caso haja necessidade, faça prova oral em vez de prova escrita. 21) Como a pessoa com baixa acuidade visual pode apresentar cansaço visual, convém que o professor intercale as atividades de leitura e escrita com atividades orais.

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