quarta-feira, 26 de outubro de 2016
Central de Interpretação de Libras facilita atendimento de pessoas com deficiência auditiva no Procon Paulistano
Intermediação é feita por uma equipe de 21 intérpretes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
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A munícipe Lais Yasunaka explica para prefeito Haddad e secretária Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência)como foi receber o atendimento no Procon Paulistano
com apoio da CIL
De Secretaria Executiva de Comunicação
Em parceria com a
Central de Interpretação de Libras
(CIL),
o Procon Paulistano
realiza atendimento acessível a pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos. A intermediação entre o cidadão e o órgão municipal de defesa do
consumidor é feita por uma equipe de 21 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre profissionais surdos e guias-intérpretes.
Na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito Fernando Haddad recebeu a visita da consumidora Lais Yasunaka, que contou com a ajuda da CIL para contatar
o Procon Paulistano e resolver um problema de cobrança indevida feita por uma operadora de telefonia.
“O Procon Paulistano é o único do Brasil que tem essa interação com língua de sinais. E se não tivéssemos a CIL no município de São Paulo, só o Procon,
por exemplo, seria mais difícil para resolver, já que eu teria que ir pessoalmente ao órgão. Com essa parceria, fiz a reclamação pelo aplicativo da CIL
e recebi a resposta por e-mail, conseguindo resolver o meu problema. A operadora cancelou as faturas que estavam sendo cobradas indevidamente”, explicou
Lais.
“A evolução que o Brasil teve na inclusão é extraordinária. De uns anos para cá, houve uma conscientização de que poderíamos fazer mais e melhor. Quando
eu era ministro da Educação, nós conseguimos conciliar as pessoas em torno de um projeto comum. E fizemos um grande esforço para compatibilizar as abordagens
que pareciam contraditórias”, afirmou Haddad.
Inaugurada em setembro de 2015, a CIL realiza um serviço gratuito de comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos com o atendimento
em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. Atualmente, são realizados cerca de 3.500 atendimentos por mês.
O munícipe pode solicitar os serviços da CIL de três formas:
- In loco: o usuário faz um agendamento, por e-mail ou telefone, para que um intérprete ou um guia-intérprete o acompanhe pessoalmente ao local do serviço
público onde ele necessita de atendimento;
- Virtual: por meio do app SMPED-CIL, instalado em um smartphone, um tablet ou um computador, qualquer pessoa poderá fazer uso de mediação da CIL para
reportar uma emergência médica, falar com um serviço público ou mesmo para se comunicar de forma direta com outra pessoa que utilize Libras.
- Presencial: o munícipe pode ir pessoalmente à CIL para tirar dúvidas com os intérpretes ou então para solicitar que um profissional o auxilie na compreensão
de documentos ou mesmo para fazer um telefonema.
SERVIÇO:
As solicitações e agendamentos poderão ser feitos por telefone, e-mail, Whatsapp e pessoalmente.
Endereço: Rua Libero Badaró, 425, 32º andar, Centro.
Telefones: (11) 3913-4097 / 4095 / 4092
E-mail:
agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br
Whatsapp: (11) 95088-6540
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h
App SMPED-CIL: O aplicativo de acesso ao atendimento virtual já está disponível para usuários de Android e IOS (Smartphones e Tablets) e também para PCs
onte:
s m p e d
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