quinta-feira, 25 de abril de 2019

Professor cego cria e-book com dicas para inclusão de alunos cegos no aprendizado da física moderna

Unesp disponibiliza gratuitamente o e-book que traz sugestões de práticas, metodologias e materiais
Foto do professor Eder Pires de Camargo mostrando um projeto de física para um aluno
A Editora Unesp disponibilizou gratuitamente o
e-book “Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de física” Site externo,
do professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo.

Escrito em 2012, o material analisa os obstáculos para incluir os estudantes cegos no aprendizado de conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica,

termodinâmica e física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e o entendimento.

“O livro desafiou futuros professores a planejarem e aplicarem aulas para uma classe com 37 alunos, dois deles com deficiência visual. A obra traz as dificuldades

que ocorreram no processo e como foram solucionadas”, descreve o docente.

“Um problema interessante que surgiu é que os educadores achavam, inicialmente, que deveriam preparar as aulas, procedimentos e materiais duplicados: para

os estudantes com e sem deficiência visual. Quando é possível preparar metodologias comuns aos dois grupos, sem deixar de considerar as especificidades

de todos”, explica.

Os professores que acessarem o e-book também terão contato com sugestões de atividades, como a peça “Luz: onda ou partícula?”, que pode ser aplicada com

os alunos.

Fonte:
Instituto Net Claro Embratel Site externo

Nenhum comentário:

Postar um comentário