quinta-feira, 19 de junho de 2014

Guia orienta turistas com necessidades especiais

Ministério lança site ‘Guia Turismo Acessível’ com mais de 530 mil estabelecimentos no país Ministério lança site ‘Guia Turismo Acessível’ com mais de 530 mil estabelecimentos no país BRASÍLIA – O Ministério do Turismo lançou na terça-feira o site “Guia Turismo Acessível”, ferramenta que permite ao turista, com deficiência ou não, cadastrar e avaliar restaurantes, estabelecimentos e atrações turísticas segundo seu nível de acessibilidade. A nova ferramenta eletrônica celebra os 15 anos do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), e já oferece ao internauta mais de 530 mil estabelecimentos para avaliação no país. O endereço do site é: www.turismoacessivel.gov.br. - O objetivo é que a interação com o usuário construa um guia de referência para o turista com deficiência, mapeando os principais estabelecimentos de acordo com o grau de acessibilidade – disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. De acordo com ele, a ferramenta eletrônica também será uma vitrine para hotéis, restaurantes e demais prestadores de serviços turísticos que investem em ações inclusivas mobilizando, desta forma, todo o setor para a acessibilidade. O guia traz informações sobre a existência de rampas em hotéis, de cardápios em braile em restaurantes e de banheiros adaptados em diversos estabelecimentos, entre outras informações essenciais. Totalmente adaptado, o site permite a navegação de pessoas com deficiência visual, auditiva, física/motora e intelectual e fornece ainda orientações sobre adequações necessárias junto aos estabelecimentos. Para avaliar as atrações já inseridas no site e cadastrar novos estabelecimentos, como restaurantes, bares, meios de hospedagens, shoppings, museus, atrativos históricos, parques, zoológicos, cinemas, serviços turísticos e atividades de lazer, o internauta precisa preencher um cadastro. O guia traz, ainda, informações sobre os direitos da pessoa com deficiência e orientações para o setor turístico. Legislações, normas e cartilhas com dicas de como se adaptar e bem receber a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida estarão disponíveis para leitura e download. Para os próximos meses, já estão previstas novas interações, que vão permitir ao turista dar sua nota, realizar comentários e incluir fotos do estabelecimento ou atração avaliados. O ministro do Turismo diz que a plataforma reúne o que há de mais moderno em ferramentas de avaliação, ajudando esse tipo de turista a planejar com antecedência e segurança suas viagens. Outro ponto positivo, segundo Lages, é que essas informações permitirão ao governo dar um retorno das demandas aos próprios empresários. - A questão não se resume apenas a oferta de rampas, elevadores e banheiros adequados aos portadores de necessidades especiais. Ela também diz respeito à forma de acolhimento desse público. O Brasil tem feito um grande esforço nos últimos anos para ser um país mais inclusivo, e o setor de turismo pode ser um importante vetor nessa mudança. O guia se antecipa também à mudança demográfica prevista nas duas próximas décadas no país, quando a população de idosos terá crescimento expressivo – diz Lages. – O trabalho de adequação, mesmo com os investimentos necessários por parte das empresas, garante retorno, na medida em que o turista com necessidade especial quase nunca viaja sozinho. O Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou limitações, de acordo com o IBGE, todas com direito ao lazer e à diversão. O Ministério do Turismo apoia e investe no programa Turismo Acessível, resultado de uma parceria da pasta com a Embratur, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Conade. Lançado em novembro de 2012, o programa se constitui em um conjunto de ações que promovem a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística com segurança e autonomia. Fonte: O Globo

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