segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Alunos com deficiência visual de Etecs e Fatecs terão scanners e leitores digitais para estudar
Aparelhos vão facilitar o acompanhamento das aulas e o estudo extraclasse. Aquisição faz parte de política de educação inclusiva do Centro Paula Souza.
da Redação
Estudantes com deficiência visual de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado terão à disposição leitores de texto digitais,
notebooks adaptados, scanners especiais, lupas eletrônicas e máquinas de escrever em Braille. Ao todo, serão distribuídos 67 aparelhos com tecnologia de
ponta que facilitam o acompanhamento das aulas e o estudo extraclasse. O Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs e Fatecs, investiu R$ 500 mil na compra
dos equipamentos, dentro de uma política de educação inclusiva que envolve outras ações.
Foram comprados 16 scanners especiais (ReadEasy Move) e 16 leitores de textos digitais (Victor Reader Stratus) para deficientes visuais totais. Cada estudante
recebe um scanner, que digitaliza textos impressos, e um leitor eletrônico para poder ouvir com a qualidade de voz humana diversos tipos de arquivos gravados.
Professores das Etecs e Fatecs serão capacitados pela ONG Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual).
Também foram adquiridas 3 máquinas de escrever em Braille, 2 notebooks adaptados e 35 lupas eletrônicas que permitem ampliar e capturar textos. Após a
conclusão do curso, o material retorna à instituição para o uso de novos alunos.
A aquisição é voltada para a deficiência mais frequente nas unidades do Centro Paula Souza. Dos cerca de 400 alunos com necessidades especiais atendidos,
mais de 25% têm problemas de visão. Entre outras ações inclusivas, a instituição também fornece transporte e mobiliário adaptados, tecnologias assistivas,
intérprete de libras para acompanhar os alunos nas aulas e professor cuidador para estudantes com paralisia cerebral.
fonte;:Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário