Interessados devem procurar a Energisa para solicitar o recebimento no novo modelo
Pessoas com deficiência visual podem, a partir deste mês, receber a conta de luz em braile em Mato Grosso. Sexta-feira (01), a Energisa fez a impressão
das primeiras faturas, em uma parceria com o Instituto dos Cegos de Mato Grosso. Para isso, a concessionária e o ICEMAT firmaram um termo de compromisso.
A Energisa e o Instituto agora convidam todos os interessados em fazer a mudança no modelo do documento a entrar em contato com a empresa.
Udeilson Cézar de Arruda, presidente do Instituto dos Cegos de Mato Grosso, avalia como extremamente necessária a fatura de energia em braile. “Esse é
um passo muito importante para autonomia da pessoa com deficiência visual, para ela saber o que está pagando e quanto está pagando sem precisar pedir para
outra pessoa auxiliar, o que muitas vezes pode ser incomodo. É sem dúvida um grande avanço”, conta.
É exatamente a preocupação por essa autonomia que fez com que Thiago Lima fosse um dos primeiros clientes da Energisa Mato Grosso a solicitar a mudança
de sua fatura para braile. “Sou uma pessoa com deficiência visual há 17 anos e eu tinha uma grande preocupação quando a conta chegava aqui em casa, porque
tinha que sair perguntando as informações que estavam lá”, lembra.
“Agora com a fatura em braile eu vou saber os valores a pagar, o número de telefone para entrar em contato, número da unidade consumidora... tudo certinho.
Estou bastante e positivamente impactado com esse projeto”, relata Thiago, que é um dos revisores de braile em Mato Grosso. E ele complementa: essa novidade
vai impactar positivamente a vida de milhares de mato-grossenses.
Jouglas Goulart, coordenador de Leitura da Energisa Mato Grosso, explica que a Energisa já vinha estudando a forma de atender nossos clientes da maneira
mais eficaz possível. “Alinhamos todo o nosso processo e a partir de agora nossos clientes com deficiência visual receberão as faturas em casa ou no endereço
em que achar mais interessante. Vamos continuar trabalhando para oferecer aos clientes sempre o melhor atendimento”, diz Jouglas.
O processo é simples e transparente. A leitura de cada cliente será realizada como antes, na mesma data que já acontecia, mas a conta não será impressa
na hora. Os dados da leitura serão salvos no sistema da Energisa e no fim do mês, o leiturista irá até o Instituto dos Cegos e fará a impressão de todas
as faturas, que serão posteriormente entregues no endereço dos clientes.
Para se cadastrar, o cliente interessado deve entrar em contato por um dos canais de atendimento da Energisa Mato Grosso (call center, agência de atendimento
e redes sociais) e fazer a solicitação de receber a conta de luz em braile. A partir daí, o cliente passa a receber a fatura sempre no mês seguinte à leitura
do consumo.
fonte GC Notícias - Sinop
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