A tecnologia do Kinect, do Xbox, que permite jogar videogame apenas com movimentos do corpo, está sendo utilizado para outros fins.
Engenheiros e tecnólogos do instituto de tecnologia FIT, por exemplo, desenvolveram um “painel interativo” que está sendo testado por pessoas com deficiências
e alunos em idade escolar para ajudá-los no aprendizado. Como projeto piloto, foi criado um mapa do mundo no qual os usuários navegam pelos continentes
utilizando somente as mãos ou a fala e obtém informações sobre 60 países. A um metro da TV, as pessoas podem conhecer as diferentes culturas e até responder
a um jogo geográfico sobre os países, suas bandeiras e capitais.
“Podemos utilizar esse modelo para desenvolver softwares que atendam diversos segmentos de mercado. Na área da saúde, por exemplo, podemos criar aplicativos
que irão auxiliar pessoas com diferentes tipos de deficiência física, tanto na acessibilidade quanto em sessões de fisioterapia. Como o programa pode ser
acionado por comando de voz, é possível ser utilizado por pessoas tetraplégicas e deficientes visuais. Além disso, podemos criar até mesmo uma vitrine
interativa em um Shopping Center para que as pessoas tenham informações sobre os produtos mesmo se a loja estiver fechada”, comenta Mauricio Oliveira,
analista de sistemas do FIT responsável pelo projeto, Maurício Oliveira
Segundo o gerente do Laboratório de Hardware do FIT, Paulo Souza, uma das metas do instituto é desenvolver competências na área da visão computacional.
“Na prática é o computador identificando os movimentos, o que permite desenvolver qualquer tipo de jogo educativo. Essa interatividade estimula a criança
e torna o aprendizado tão atrativo quanto um jogo de vídeo game”, conclui.
fonte olhar digital
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