terça-feira, 24 de setembro de 2013
Empresa desenvolve equipamento para estudantes com baixa visão
A Bonavision criou um sistema que auxilia estudantes com baixa visão a
enxergarem de forma ampliada.
Elton Alisson
A Bonavision – empresa fundada por um pesquisador da clínica
oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo
(USP) – desenvolveu um sistema para que estudantes com visão abaixo de
30% ou subnormal – que enxergam em um campo de visão a até 20% do normal
– possam
enxergar de forma ampliada e com maior comodidade o que está na lousa e
o que eles copiam no caderno, em sala de aula.
Resultado de um projeto realizado com apoio dos Programas Pesquisa
Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e de Apoio à Propriedade
Intelectual (PAPI), da
FAPESP, o equipamento é mais ergonômico e custa a metade do preço de
produtos importados voltados para essa finalidade, afirma o
oftalmologista José Américo
Bonatti, um dos diretores da empresa.
“O preço de um equipamento importado é por volta de R$ 8 mil, enquanto o
sistema que desenvolvemos custa R$ 4 mil e é mais ergonômico”, disse
Bonatti à
Agência FAPESP.
De acordo com o pesquisador, os equipamentos importados são compostos
por uma câmera de vídeo com ajuste para longe e para perto, presa a uma
base fixa
com haste flexível para cima e para baixo e conectada a um monitor de
computador ou TV – como uma webcam.
Para o estudante enxergar ampliado na tela do monitor com o equipamento,
colocado sobre a carteira escolar, é preciso ajustar com a mão a câmera
de vídeo
para cima, em direção à lousa. Já para ver também de forma ampliada o
que se está escrevendo, é preciso virar a câmera para baixo, em um
ângulo de 90º,
a fim de focalizar o caderno.
Ao retornar o foco da câmera de vídeo para a lousa e vice-versa, no
entanto, perde-se o ponto em que se estava. “Se o estudante esquecer o
que estava escrito
na lousa quando estiver copiando, com a câmera focalizada no caderno,
ele terá que direcioná-la novamente para a lousa e, com muita
dificuldade, procurar
o ponto em que estava antes. Isso desestimula o aprendizado”, avaliou
Bonatti.
Nos últimos quatro anos, o pesquisador e sua sócia, a doutora em design
pela Faculdade de Arquitetura da USP Fernanda Bonatti, estudaram uma
forma de contornar
esse problema. A solução a que chegaram foi um sistema com duas câmeras
de vídeo com alternância, conectadas a um mesmo monitor.
A primeira câmera de vídeo do equipamento, voltada para a lousa, é presa
a um suporte vertical fixo com haste flexível para cima e para baixo e
para os
lados, apoiado sobre a carteira escolar. Já a segunda câmera de vídeo,
voltada para perto, desliza sobre um trilho de uma prancha para leitura
e escrita
desenvolvida anteriormente pela empresa.
A fim de alternar o uso das duas câmeras, sem que a primeira perca o
foco da lousa e a segunda o do caderno, os pesquisadores desenvolveram
um botão de
controle que pode ser acessado pelo usuário no momento em que desejar.
“Com o botão de controle, o estudante pode alternar o uso das duas
câmeras de vídeo na mesma tela. Quando estiver escrevendo e esquecer o
que estava escrito
na lousa, basta apertar o botão e a imagem exata do que estava copiando
aparecerá na tela. Ao apertar novamente o botão, surgirá a imagem do
caderno e
assim sucessivamente”, exemplificou Bonatti.
Sistema inclusivo
O equipamento começou a ser comercializado no início deste ano por meio
do site da empresa. Além de possibilitar a alternância das câmeras e
ampliar de
dez a 15 vezes o foco para longe, outras vantagens do equipamento,
segundo Bonatti, são a facilidade de uso e a inclusão do estudante com
deficiência visual,
dispensando a necessidade de ser acompanhado por uma pessoa em sala de
aula para ler o que está escrito na lousa.
“Há casos de professores de estudantes com deficiência visual que têm de
ficar ao lado do aluno para ler o que está escrito na lousa ou de
estudantes que
têm de ficar com o rosto muito próximo à lousa para ler o que está
escrito e voltar para a carteira para copiar”, disse Bonatti. “As duas
situações são
extremamente cansativas”, avaliou.
O produto é o quarto lançado pela empresa. O primeiro, em 2008, foi uma
lupa especial para leitura que amplia textos em sete vezes. Já em 2009,
os pesquisadores
da empresa lançaram uma prancha de leitura acoplada à lupa. Em 2011,
desenvolveram uma versão eletrônica da prancheta, na qual se basearam
para desenvolver
o sistema com alternância de câmeras.
Assim como os outros equipamentos, o sistema foi desenvolvido para ser
utilizado com treinamento mínimo do usuário, ressaltou Bonatti.
“Procuramos desenvolver
um sistema simples, que permite ao usuário memorizar o que está na lousa
linha por linha ou mais linhas, dependendo da capacidade de memorização
dele,
e fácil de usar. Demoramos mais para desenvolver uma solução de uso
simples do que para desenvolver a tecnologia em si”, disse Bonatti.
O pesquisador fez uma apresentação sobre sua experiência com o
desenvolvimento de equipamentos de apoio à leitura para pacientes de
baixa visão no dia
14 de agosto, durante a 5ª Semana de Propriedade Intelectual & Inovação,
promovida pela Agência USP de Inovação.
fonte Agência Fapesp
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