quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Metrô terá programação artística no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Evento será em estação de grande movimento da linha 3 Vermelha

Apresentações ocorrem na estação Tatuapé das 12h às 19 h com a participação de entidades de assistência e apoio

ADAMO BAZANI

Esta semana é marcada por diversos eventos no calendário nacional.

Além de ser a Semana da Mobilidade, com o Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, também há outro evento emblemático.

É o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, no dia 21 de setembro.

A data foi instituída oficialmente pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era informalmente celebrada desde 1982, por sugestão do ativista

Cândido Pinto de Melo, do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, que se reunia desde 1982.

Com conquistas a comemorar, mas ainda com muitas reivindicações não atendidas, a data reúne discussões e atividades para valorizar e inserir na sociedade

pessoas com deficiência.

Nesta quinta-feira, 21, por exemplo, uma das ações ocorre no Metrô de São Paulo.

Das 12h às 19h na Estação Tatuapé serão realizadas diversas apresentações artísticas, muitas das quais, por grupo formados por pessoas com diferentes tipos

de deficiência.

Entre as instituições participantes estão: Rede Lucy Montoro, Faculdade de Medicina da USP, AACD, CAPS Infantil Artur Alvim, Instituto Santa Teresinha,

entre outras. Também haverá apresentações da Banda dos Seguranças do Metrô e Coral da Polícia Militar.

Todas as atrações são gratuitas.

Confira a programação:

09/ebentometr0

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
fonte Diário do Transporte

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Orquestra Hanbit se apresenta gratuitamente no Brasil

Única companhia no mundo formada exclusivamente por músicos com deficiência visual, a orquestra sul-coreana se apresenta pela turnê “Hope Concert – Music

in the Dark”
A única Companhia de Artes do mundo formada, exclusivamente, por portadores de deficiência visual, a “Orquestra Hanbit” da Coreia do Sul chega este mês

a São Paulo. Serão duas apresentações em São Paulo, nos dias 21 e 23 de setembro; e uma em Tatuí (interior do estado) no dia 25. A realização do espetáculo

é de responsabilidade da Ampliart Difusão Cultural, Rafa Music e Galeria Central. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

A turnê “Hope Concert – Music in the Dark” (Concerto da Esperança – Música no Escuro” é inédita no Brasil, mas tem em seu portfólio mais de 150 apresentações

em sua Terra Natal e, no exterior, recebeu inúmeras críticas positivas, especialmente por “tocar com a alma”.

Músicas internacionais e brasileiras compõem o repertório imperdível desta turnê que possui um enorme impacto social para a comunidade de pessoas com deficiência

visual. Para a diretora geral do evento no Brasil, Sandra Mimoto Torres, o concerto trará ao público brasileiro entusiasmo e a esperança de um mundo melhor.

“Um lugar em que todas as pessoas, deficientes ou não, possam ter oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional”, emociona-se.

Hanbit Chamber Orchestra & Hanbit Brass Ensenble

Na turnê brasileira, a Hanbit Performing Arts Company será representada pela Hanbit Chamber Orchestra composta por instrumentos de cordas e sopro, com

um repertório que vai do clássico tradicional à música contemporânea, incluindo músicas de filmes e pop e pela Hanbit Brass Ensenble, o grupo de metais

que inclui músicas clássicas, pop, jazz e apresentações impactantes.

Música com perfeição

Pessoas com deficiência visual, em sua maioria, possuem uma excelente audição e, aproximadamente, 80% dos cegos tem ouvido absoluto, que é a capacidade

de formar imagem auditiva interna de qualquer som.

A música clássica é composta por uma lógica mais complexa. São instrumentos, ritmos, sons, cada um ao seu tempo, que, regidos por um maestro, confluem

para uma sonorização mais profunda, envolvente e emocionante. Viver a experiência de assistir a um concerto de música clássica auxilia numa percepção menos

óbvia da música, da cultura, e da vida, fornecendo elementos que permitem o desenvolvimento de um senso crítico, exercitando raciocínios e interpretações

diferentes aos quais estamos acostumados. “É um exercício para os ouvidos e para a alma”, completa Sandra.

Sobre a Hanbit Performing Arts Company

A Hanbit Performing Arts Company foi criada em 2003 em Seul, Coréia do Sul, originalmente como Hanbit Brass Ensemble. A companhia desenvolveu uma nova

forma de reabilitação ocupacional para pessoas com deficiência visual, ajudando a combater o preconceito contra os deficientes. O projeto sugere formas

de enfrentar os problemas sociais e curar feridas através da música de alta performance, promovendo a inclusão e estimulando a criatividade e perseverança

entre seus membros.

A companhia também trabalha com projetos sociais de inclusão, contribuindo para a criação de uma sociedade mais igualitária e ajudando na solução de problemas

como altas taxas de suicídio, crises familiares, violência, sentimento de alienação e perda etc. Esse trabalho é realizado através do Hanbit Charity Choir

e da Modern Pop Band Blue Ocean.

Hanbit Orchestra – “Hope Concert – Music in the Dark” – São Paulo (Barra Funda)
Quando: 21/9, às 21h
Onde: Theatro São Pedro
Endereço: R. Albuquerque Lins, 207, Barra Funda, São Paulo – SP
Obs.: Encerramento das celebrações do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, promovido pela Secretaria dos Direiros da Pessoa com Deficiência.
Participação especial: CORALUSP
Ingresso: Gratuito

Hanbit Orchestra – “Hope Concert – Music in the Dark” – São Paulo (Sumaré)
Quando: 23/9, às 20h
Onde: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Participação Especial: CORALUSP
Ingresso: Solidário: Doação de um agasalho
Informaçõe no
site da Unibes Site externo

Hanbit Orchestra – Tatuí
Quando: 25/9, das 15h
Onde: Conservatório de Tatuí
Endereço: Rua São Bento, 415 – Centro
Participação Especial: Concerto com a participação do CORALUSP
Bate-papo com músicos e alunos às 20h
Ingresso: Gratuito

Fonte: Assessoria

via vida mais livre

A Bengala Verde tem o prazer de convidá-los para comemorar juntos com o Metrô o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Você Sabia?

✓ No Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual.
✓ 528.624 pessoas são cegas.
✓ 6.056.654 pessoas tem baixa visão.
A Bengala Verde tem o prazer de convidá-los para comemorar juntos com o Metrô o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Quando? 21/09
Onde? Estação Tatuapé do Metrô em SP.
Horário? das 12h às 19h
Venha participar!
Contamos com sua presença!

www.bengalaverde.org.br
facebook.com/bengalaverde
#bengalaverde

Brasil: Serviço de Reabilitação Visual da FCEE volta a atender pacientes pelo SUS

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Secretaria de Estado da Saúde reforçaram a retomada na prestação de serviços de reabilitação visual

aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com assinatura de convênio na manhã desta quinta-feira (14), na sede da FCEE, em São José.

Participaram do evento o presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, e o deputado estadual José Nei Ascari,

presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV) teve seu atendimento interrompido em março de 2015 devido à falta de médico oftalmologista.

Neste período, foram realizados apenas atendimentos de retorno e a usuários que já possuíam laudo médico graças a contratações emergenciais de oftalmologistas

por curtos períodos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) repassará mensalmente R$ 49.953,70 para a FCEE atender pessoas com baixa visão, cegueira e as que necessitam de próteses

oculares. Por ano, serão alocados R$ 599.444,40 para o serviço. Além de disponibilizar os equipamentos, a FCEE contratou oftalmologista e cedeu o espaço

para atendimento dos pacientes.
Único no estado, o Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular da FCEE funciona no campus da instituição, em São José, na Grande Florianópolis,

e é composto por uma equipe multidisciplinar, com oftalmologistas especialistas em Baixa Visão, optometrista, assistente social, psicólogo e professores

especialistas em Reabilitação Visual, Avaliação Funcional da Visão e Orientação e Mobilidade.

Voltado para pacientes com deficiência visual (cegos e com baixa visão) e com perdas ou atrofia ocular, o SRV passou a atender pacientes do SUS em 2005,

quando foi firmado um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde. Na ocasião, a FCEE passou a ser credenciada como centro

de referência em Santa Catarina na área de Reabilitação Visual, realizando atendimento a usuários do SUS de todo o estado de Santa Catarina.

Instituído no início década de 1990 através de convênio firmado com a Organização Nacional dos Cegos da Espanha (Once), que possibilitou a capacitação

de profissionais em Madri, bem como a aquisição de equipamentos e recursos ópticos especiais para o atendimento a pessoas com baixa visão, o Serviço de

Reabilitação Visual da FCEE sempre foi uma referência no Brasil, tendo tornado o estado um dos pioneiros neste tipo de atendimento.

Fonte:
www.floripanews.com.br/noticia/14799-servico-de-reabilitacao-visual-da-f...

PLENÁRIA SOBRE ACESSIBILIDADE NA SET EXPO 2017

A plenária sobre Acessibilidade: closed caption, libras, audiodescrição e atualização das normas, moderada por Caio Augusto Klein, gerente-executivo de

operações da RBSTV/ SET tratou de acessibilidade e contou com a participação de representantes de redes de TV do Brasil.

Luiz Fausto, especialista em estratégia e regulatório da Rede Globo, falou sobre a regulamentação e recursos de acessibilidade nos programas de TV, como

a legenda oculta (closed caption, a transcrição do áudio em língua portuguesa), que tem acionamento opcional, a audiodescrição, que ajuda a explicar as

cenas com ajuda de uma narração para pessoas com deficiência visual e intelectual, e janela de libras, que tem um espaço delimitado no vídeo, no qual a

tradução para a língua portuguesa de sinais é executada. "Desde 27 de julho de 2011, todos os programas exibidos no país precisam ter legenda oculta. A

janela de libras também é obrigatória", explicou.

O gerente de produtos EiTV entretenimento e interatividade para TV digital, Raphael Barbieri, deu detalhes das tecnologias que permitem as diferentes captações.

Já Leandro Fernandes, coordenador-geral de programação da RBS TV, falou sobre a experiência de transmitir os três recursos de acessibilidade em 12 emissoras

e em três grades de programação diferentes no Rio Grande do Sul, à época dos últimos debates eleitorais para as eleições municipais. "Tivemos que dar informações

para as empresas nos prestarem esse serviço a respeito do espelho do programa, sobre os cenários, nomes e características dos participantes. Foram envolvidos

200 profissionais de TI, operações, entre outros, todos buscando entregar um serviço de alta qualidade", contou.

Uniu-se ao debate Marcos Luis Padeti Junior, coordenador técnico da Record TV, abordando como a emissora se adequou às normas de acessibilidade. "A Record

sempre se preocupou em manter o recurso de acessibilidade desde 2008", afirmou. Para cumprir as duas horas diárias exigidas pela audiodescrição, a rede

o fazia em programas pré-gravados, contou. "Este ano, com a crescente demanda do recurso de audiodescrição, passamos a trabalhar com esse serviço em programas

ao vivo, que compõem entre 60% e 70% da grade de programação da TV Record", finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SET Expo

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Tratamento do glaucoma ganha novo aliado com prótese minúscula que pode ser implantada no olho sem efeito colateral

Os pacientes brasileiros com glaucoma, considerada a principal causa de cegueira irreversível do mundo, acabam de ganhar mais uma opção no tratamento da

doença:
o implante de um microdispositivo dentro do olho, mais especificamente no canal de Schlemm, para estabilizar a pressão intraocular. A prótese funciona

como um auxílio
para o olho drenar o humor aquoso, um líquido transparente que tem como objetivo nutrir as estruturas internas do órgão. No caso das pessoas que sofrem

com glaucoma,
essa drenagem não ocorre de maneira natural, o sistema entope, a pressão intraocular aumenta e com o tempo causa danos graves ao nervo óptico. Até então,

os pacientes
tinham três opções para o tratamento: colírios, que causam efeitos colaterais, cirurgias a laser, que não são de fácil acesso, ou a trabeculectomia, que,

apesar
de ter ótimo resultado, compromete a estrutura ocular.
Em compensação, o implante do microdispositivo, além de oferecer uma recuperação mais rápida, mantém a conjuntiva intacta para outros procedimentos. “É

uma opção
principalmente para pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), de leve a moderado”, diz a oftalmologista Regina Cele. Embora possa ocorrer

em crianças,
o GPAA é a forma mais comum da doença e costuma se manifestar depois dos 40 anos. “O ideal é que seja feita junto com a cirurgia de catarata ou após, porque

o resultado
é melhor quando você tem a cirurgia combinada”. De acordo com a médica, é possível que o paciente receba mais de uma prótese. “Estudos americanos e europeus

mostram
que no implante da segunda prótese você tem uma redução bem significativa da pressão intraocular”, afirma.
Gabriel Reis

Sem colírio

A nova técnica é a esperança de Jeanete Dias Marques, 71 anos, que está de cirurgia marcada para os próximos dias. Há trinta anos a aposentada faz tratamento

com
colírios, mas sem sucesso. Além de ser alérgica ao medicamento e, por isso, sofrer com o olho vermelho e dores de cabeça diárias, a pressão do olho dela

não diminuiu.
“Estou bem esperançosa para a cirurgia, para não precisar mais usar o colírio”, diz ela. Em um estudo de caso realizado em 27 hospitais dos Estados Unidos,

73% dos pacientes que receberam a prótese puderam permanecer sem uso de medicação por pelo menos um ano, sendo que apenas 50% dos indivíduos que foram

submetidos exclusivamente à cirurgia de glaucoma mantiveram-se sem o colírio, pelo mesmo período.
O dispositivo, já liberado pela Anvisa, só pode ser aplicado por cirurgiões que passaram por um treinamento, já que a técnica exige bastante precisão.

O Istent
é colocado por meio de um aparelho semelhante a uma caneta. O paciente é submetido a uma leve sedação e a anestesia tópica, sem o uso de agulha. A rápida

recuperação
exige no máximo uma semana de repouso. A cirurgia sai por cerca de R$ 6 mil.

Reportagem publicada no site da revista Isto É, que pode ser acessada pelo link:
http://istoe.com.br/visao-refeita/

III Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência em SP

De 18 a 21 de setembro, ocorre a III Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento é promovido pela Fundação São Paulo (Fundasp), por meio da

Divisão de Recursos Humanos e Derdic, e marca a reflexão e a busca por novos caminhos para a inclusão social. Ele acontece na semana do Dia Nacional de

Luta das Pessoas com Deficiência, data instituída como 21 de setembro e oficializada pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

A programação acontecerá em todos os Campi da PUC-SP (São Paulo e Sorocaba) e a participação é gratuita. Todas as atividades contarão com a presença de

tradutor e intérprete em libras.

O musical inclusivo “ Terra de Cavalos”, que integra a programação e será apresentado no dia 20/09, às 20h, no Anfiteatro do Campus Consolação, contará

com audiodescrição e tradução e interpretação em libras.

III Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência
Quando: de 18 a 21/09/17, das 9h às 19h30
Onde: Todos os campi da PUC-SP (São Paulo e Sorocaba)
Inscrição: e-mail
rh_beneficios@pucsp.br.
(Na mensagem deve constar o dia, o campus, e o tema de cada atividade que a pessoa participará).
Entrada: Gratuita

Confira a programação completa da III Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência Site externo

Fonte:
PUC-SP Site externo