sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Dicas de acessibilidade no atendimento da pessoa com deficiência

Conheça princípios básicos de um bom atendimento às pessoas com algum tipo de deficiência e conheça as deficiências mais comuns.
O que é acessibilidade?

Acessibilidade em um ambiente é a garantia e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiências. Gerando resultados sociais e contribuindo para

o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua prática é fundamental para pessoas com limitações.

Para você alcançar todos os tipos de clientes em seu negócio, a acessibilidade é um princípio a ser seguido em seu estabelecimento comercial.

Exemplos de deficiência mais comuns
Lista de 3 itens
• Deficiência auditiva

• Deficiência visual

• Deficiência física
fim da lista

Veja neste artigo uma
lista de deficiências
e conheça melhor sobre cada uma delas.

Dicas de acessibilidade para o bom atendimento

Conheça algumas dicas para atender bem pessoas com deficiências

Principais formas de comunicação com a pessoa surdocega

Lista de 7 itens
• As pessoas com deficiência, devem ser consultadas sobre a melhor maneira de serem atendidas, assim você evita, possíveis constrangimentos com seus clientes;


• Ao oferecer ajuda, e de que forma pode ajudar;

• Mantenha a pessoa sempre confortável e em segurança;

• Fique sempre por perto, nunca a deixe sozinha;

• Deixe a pessoa surdocega apoiar-se em seu antebraço ao andar;

• Alerte sempre que houver portas, escadas ou veículos;

• Tente ser bem claro na sua forma de se comunicar, combine com ela um sinal para ser identificada.
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Pessoas com deficiência visual e cegas
Lista de 8 itens
• Ao estar ao lado da pessoa com esse tipo de deficiência, faça com que ela perceba a sua presença e identifique-se;

• Objetividade ao explicar direções à pessoa com esses tipos de deficiências;

• Ao acompanhar dê-lhe o braço ou ombro e sempre caminhe na frente da pessoa;

• Avise-a dos possíveis obstáculos que ela encontrará pela frente;

• Em casos de restaurantes, coloque o copo de um lado e a garrafa de outro. As refeições devem ser colocadas no prato em forma de relógio;

• Não deixe ele falando sozinho comunique-se com o tom de voz normal;

• Os cão-guias têm a responsabilidade de guiar seu dono, então, nunca os distraia;

• Fiquem atentos, os cão-guia são autorizados a entrar em qualquer lugar, com exceção de UTIs e centro de queimados.
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Pessoas com deficiência auditiva e surdas
Lista de 1 itens
• Ao desejar comunicar-se com uma pessoa surda, chame a atenção dela, por meio de sinalização com as mãos ou tocando no braço dela;
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Pessoas com paralisia cerebral
Lista de 3 itens
• Respeite sempre seu ritmo. Essas normalmente são vagarosas no que faz, no andar, no falar e em outras situações;

• Você precisará de paciência, ao não entender sua fala, ouvi-la e, se não entender sua fala, peça que repita para você pausadamente;

• Não a trate como criança ou incapaz.
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Pessoas com deficiência física
Lista de 6 itens
• Procure acompanhar o passo da pessoa com esse tipo de deficiência;

• Se você achar que ela está com dificuldades, ofereça ajuda e pergunte como deve prosseguir;

• Mantenha as muletas ou bengalas sempre próximas à pessoa;

• Sempre que for falar com uma pessoa cadeirante, procure ficar de frente e no mesmo nível do seu olhar;

• Lembre-se, quando estiver empurrando alguém sentado em uma cadeira de rodas e parar para conversar com outra pessoa vire a cadeira de frente da conversa

para que o cadeirante também possa participar da conversa também;

• Peça permissão para movimentar a cadeira de rodas.
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Dicas de segurança

Em casos de emergência, pessoas com deficiência requerem os devidos cuidados. Consequentemente, funcionários de estabelecimentos comerciais, devem agir

de forma correta nessas ocasiões e estarem preparados.

Lista de 3 itens
• Pessoas com deficiência devem ser informadas ao soar o alarme de emergência, principalmente os deficientes auditivos, nesse caso devem ser de forma sonoro

e luminoso;

• Os funcionários precisam ser capacitados para em casos de emergência auxiliarem as pessoas com qualquer tipo de deficiência;

• Edificações devem estar dentro das recomendações da
NBR 9050.
fim da lista

Por
Maikon Richardson

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios
fonte Sebrae

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