quinta-feira, 18 de junho de 2015
Comissão aprova padronização de calçadas para circulação de deficientes
Foto de uma calçada de terra. Ao fundo aparece um carro e alguns estabelecimentos comerciais.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (10), projeto de lei (PL 8331/15) do Senado que padroniza as calçadas
de forma a melhorar a circulação em espaços públicos de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O projeto modifica a Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/00) e estabelece que as calçadas devem ser divididas em duas faixas. Destinada exclusivamente ao
trânsito de pedestres, a faixa livre deve ter largura mínima de 1,20 metros, superfície antiderrapante e ser livre de obstáculos permanentes ou temporários.
Já a faixa de serviço, que dará lugar a canteiros de flores, lixeiras e pontos de ônibus, deve medir no mínimo 70 centímetros. Conforme o texto, as calçadas
devem ser revestidas de faixas de piso tátil, com cores e texturas realçadas, para orientar pessoas com deficiência visual.
Rampas de rebaixamento Favorável à iniciativa, o relator Heuler Cruvinel (PSD-GO) sugeriu substitutivo ao texto original para incluir rampas de rebaixamento
junto às calçadas. A ideia é melhorar a acessibilidade, ao facilitar a passagem do nível da calçada para o da rua. Para tanto, o deputado propôs que as
rampas devam ter inclinação constante e não superior a 8,33%. O projeto também altera o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01) e atribui à União a competência
para elaborar normas de acessibilidade em locais de uso público, além de propor diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento
básico, transportes urbanos.
Nesse ponto, o relator sugeriu ajuste ao texto, para melhor adaptá-lo às recentes mudanças no Estatuto. Hoje a União também responde pela infraestrutura
de energia e telecomunicações na formulação da política urbana. Pelo texto, as cidades devem incluir rotas estratégicas no plano diretor urbano, como
forma de garantir o acesso de portadores de deficiência mesmo em horários de grande movimento.
Essas rotas devem ser pensadas de modo a integrar os diferentes modais de transporte urbano. Tramitação O projeto tramita com prioridade e ainda será
analisado de forma conclusiva pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: site Jornal de Luzilandia/JL/Agência Câmara.
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