segunda-feira, 4 de maio de 2015

Inclusão e estímulo através do brincar

Através da diversão, fica bem mais fácil aprender e desenvolver capacidades de crianças com deficiência Através da diversão, fica bem mais fácil aprender e desenvolver capacidades de crianças com deficiência “A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras, os quais deverão estar dirigidos para educação. A sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.” É com um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança, que o leitor se defronta logo no começo do livro “Brinquedos e Brincadeiras Inclusivas”, lançado recentemente, em São Paulo. A introdução quer reforçar que toda criança – inclusive aquelas com deficiências – têm direito ao mundo das brincadeiras. Para tornar esta realidade mais fácil e divertida, o Instituto Mara Gabrilli desenvolveu esta obra, que em linguagem simples e didática, ajuda educadores e famílias de deficientes a produzir passo-a-passo 43 brinquedos, que podem ser feitos com materiais recicláveis e de baixo custo. E melhor ainda, com ajuda das próprias crianças! Nas quase 150 páginas do livro, que tem a consultoria da terapeuta ocupacional Andréa Rossettini, aparecem passatempos tradicionais como adoletá, boliche, cai-não-cai, telefone sem fio e mestre pediu. Além dos jogos, “Brinquedos e Brincadeiras Inclusivas” ensina como as atividades podem ser usadas para incentivar as crianças a desenvolver suas habilidades. “Estimular o brincar, desde a produção do brinquedo até o exercício da brincadeira propriamente dita é proporcionar bons momentos de diversão, lazer, estímulo sensorial e criativo e interação social”, afirma Mara Gabrilli, idealizadora da fundação. “É dar à criança a oportunidade de crescer e se desenvolver de maneira saudável em um ambiente natural para ela, o ambiente lúdico”. Segundo Mara, uma das principais ativistas do país em prol da inclusão dos deficientes, o objetivo do livro é desenvolver características como criatividade, inteligência, imaginação, agilidade, coordenação e autonomia. “No caso da criança com deficiência, o despertar dessas habilidades é fundamental para um futuro autônomo”. “Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos” está disponível gratuitamente para download no site do Instituto Mara Gabrilli.

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