domingo, 8 de março de 2015

Mulheres com deficiência relatam dificuldades e preconceito

“Se você está com alguém que enxerga, as pessoas sempre se dirigem a elas, e nunca a nós. A meu ver, a gente não tem voz”. O desabafo é da psicóloga Hermânia Domingos. Ela é cega e, neste Dia Internacional da Mulher, conta como a mulher com deficiência é vista com preconceito. Hermânia, que trabalha no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), órgão ligado à Secretaria da Educação do Estado, critica o fato de Fortaleza não estar preparada para pessoas com deficiência. “Encontro muitas dificuldades, seja em relação ao espaço físico, nas aulas, principalmente quando o professor mostra gráficos”, conta. Os problemas também são percebidos no emprego. “No meu trabalho, encontro pessoas que, ao perceberem que sou cega, preferem ser atendidas por outro profissional”, conta. Outra mulher com deficiência que descreve sua história e suas dificuldades é a estudante Marina Figueiredo. A mãe de Marin teve rubéola durante a gravidez, o que, segundo os médicos, fez com que ela nascesse surda. Ela é aluna do curso de intérprete em Libras na escola profissionalizante Joaquim Nogueira. Para a jovem, pessoas surdas são vistas com preconceito. “A sociedade tem muito preconceito. Acham que surdo é burro. Existe essa barreira. Eles não entendem. Não é fácil. Sempre sou vítima de preconceito, mas eu me supero”, diz. Marina lembra que uma situação que a deixou bastante triste foi ainda na escola. “Quando eu estudava numa escola para ouvintes (pessoas que escutam), tinha um professor com uma longa barba, o que dificultava a leitura labial. Pedi a ele várias vezes que tirasse a barba, mas ele nunca me atendeu. Me senti desrespeitada”, conta. Diante de tanto preconceito e desinformação, Marina decidiu gravar um vídeo no qual explica um pouco sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A estudante narra que quer ser vista como uma pessoa normal. “A surdez não é doença, mas sim uma deficiência. Isso não me torna diferente de qualquer outro ser humano que escuta”, reforça. --- Este email foi escaneado pelo Avast antivírus. http://www.avast.com fonte,>o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário