sábado, 23 de agosto de 2014

Entenda mais sobre a Campanha do Balde de Gelo

Pode parecer brincadeira, mas a campanha é séria e visa chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal. Nos Estados Unidos, já foram arrecadados US$ 15,6 milhões em doações. Balde com gelo Daniel Limas, da Reportagem do Vida Mais Livre É impressionante como uma ideia inusitada pode viralizar pela internet e trazer bons frutos! Estamos falando da “campanha do balde de gelo”, ou, em inglês, #icebucketchallenge. Para você ter ideia do que estamos falando, mais de 28 milhões de pessoas já divulgaram a Campanha pelo Facebook e cerca de 2,4 milhões de vídeos relacionados com a Campanha já foram compartilhados. Ao longo dessa semana você já deve ter visto inúmeras pessoas comuns, executivos de grandes empresas e celebridades divulgando um vídeo em que tomam um banho de água com gelo. A ação séria, mas que parece brincadeira, visa chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada. Iniciada há um mês nos Estados Unidos, com o intuito de arrecadar fundos para a Associação Americana de ELA (ALSA) Site externo. , a Campanha “Balde de Gelo” já mobilizou muitas celebridades por lá, e agora chega ao Brasil. A campanha consiste em desafiar três pessoas a fazerem uma doação de US$ 100,00, e caso não o façam, devem tomar um banho com um balde de água com gelo, tudo em 24h. Como a visibilidade de celebridades tomando banhos de água gelada foi grande demais, optou-se por fazer os dois, e assim, divulgar ainda mais a causa. Entre as celebridades americanas, se banharam Barack Obama, Oprah, Bill Gates, Steven Spielberg, Charlie Sheen, Justin Timberlake, Lady Gaga e Jeniifer Lopez e Mark Zuckerberg. No Brasil, já postaram seus vídeos, Neymar, Luciano Huck, Ivete Sangalo e Ana Maria Braga, Preta Gil, Ivete Sangalo, Thiaguinho, Luan Santana, Cláudia Leitte, Angélica, Fátima Bernardes e Gisele Bundchen. Nos Estados Unidos, a Associação Americana de ELA (ALSA) já arrecadou com a Campanha US$ 15,6 milhões em doações, entre 29 de julho a 17 de agosto. Em torno de 2.500 pessoas são diagnosticadas com ELA anualmente no Brasil. A incidência em nosso País, assim como nos EUA está entre duas a quatro em cada 100 mil pessoas e aqui, a prevalência é de que mais de 15 mil brasileiros sejam pacientes de ELA. A expectativa de vida desta doença é variável e muitas pessoas vivem com qualidade de vida por mais de cinco, dez e em alguns casos até vinte anos. Mais da metade de todos os pacientes vivem mais de três anos após o diagnóstico. Associações que pesquisam a ELA, no Brasil: Associação Pró-Cura da ELA http://procuradaela.com.br/site/ Site externo. Banco Bradesco (237) Agência: 2962-9 Conta corrente: 2988-2 Razão Social: Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica CNPJ: 18.989.225/0001-88 Abrela (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) www.abrela.org.br Site externo. Banco Santander Agência: 3919 c/c 130001906 CNPJ: 02.998.423/0001-78 Instituto Paulo Gontijo http://www.ipg.org.br/ Site externo. CNPJ 07.993.457/0001-06 Banco 399 - HSBC Agência 0319 c/c 01358-53 fonte:vida mais livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário